Início » Quem somos

Quem somos

Em 18 de Fevereiro de 1965 o Sr. Manuel Soares de Albergaria e Melo, doou à Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal um  conjunto de edifícios, designados como Bairro Soares de Albergaria, sendo composto por dezasseis casas, uma das quais reservada  à família do Sr. Manuel Soares de Albergaria e Melo.

Posteriormente a Instituição procedeu à intervenção de duas grandes obras no espaço cedido, criando melhores condições de  habitabilidade. Na data de 22 de Março de 1976 deu-se inicio à valência do Jardim de Infância, futuramente designado por “ O Ninho”, tendo sido criada para o efeito uma comissão instaladora. A Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal é uma IPSS  (Instituição Particular de Solidariedade Social), registada na Direção Geral da Solidariedade e Segurança Social sob o n.o 18/87, na folha 64 verso do livro n.o 2 das Irmandades das Misericórdias em 14/07/1987, com compromisso de Irmandade da Santa Casa da  Misericórdia de Carregal do Sal aprovado em 23 de Dezembro de 1986, pelo Bispo de Viseu. O Lar foi inaugurado a 10 de Fevereiro de 2003, sendo a escritura de doação do terreno efetuada no dia 30 de Dezembro do mesmo ano. Em Assembleia Geral realizada no dia 13 de Abril de 2004 foi aprovado o regulamento interno do Lar.

A primeira viatura para transporte de utentes surge em Julho de 2004, tendo sido adquirida com o apoio do Instituto de  Solidariedade e Segurança Social. No dia 01 de Setembro de 2006 foi criada a valência” Creche”, destinada a crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos de idade. Em 31 de Janeiro de 2009 foi inaugurado o Centro de Dia Nossa Senhora das Candeias, que resultou de um protocolo entre a Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal e o Centro Cultural de Currelos.

Este funcionou nas instalações do Centro Cultural de Currelos mas a sua gestão pertenceu à Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal. No inicio do ano de 2009 procedeu-se ao alargamento da sala de convívio dos utentes do Lar, incluindo um aumento para o 1.o piso. Ao longo destes anos, a Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal cresceu no apoio à comunidade, graças à colaboração, disponibilidade e esforço de vários cidadãos que, de forma voluntária, fazem ou fizeram parte da administração, bem  como outros que não integraram os órgãos sociais mas também contribuíram, sempre com o apoio incondicional de diversas instituições publicas, nomeadamente a Segurança Social e a Câmara Municipal de Carregal do Sal.